Olá, nesse Ebook separei o que você precisa saber sobre seo, para aplicar em seu site e melhor posiciona-lo nos buscadores, nosso objetivo é alcançar a tão sonhada primeira pagina dos buscadores.
As ações que vou descrever são voltadas para o buscador Google, pois ele detém 95% das buscas no Brasil, então nada melhor do que concentrar nossas forças nesse buscador, atualizando e deixando nosso site, blog, conteúdo, pronto para ser encontrado e melhor posicionado pelo site de busca.
Primeiramente O Que É SEO?
Os buscadores, ou mecanismos de buscas, é a principal ferramenta dos usuários para encontrar o que procuram na internet, e todo esse trafego chamou atenção de quem quer estar mais perto de seus clientes.
Estar na primeira pagina do Google, pode levar uma empresa, ou site ao sucesso ou ao fracasso caso não esteja entre as primeiras, pois poucos usuários passam para a segunda pagina.
Nesse cenário que entra o SEO, sigla para Search Engine Optimization, que é o uso de técnicas para melhorar o posicionamento de sites, nos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Capítulo 1- Plugin WordPress SEO (by Yoast)
Instale esse plugin e siga as informações desse artigo, a primeira pagina do buscador exige trabalho e dedicação, vamos em frente.
Um plugin eficiente de SEO é um grande passo, mas não faz nada sozinho. O plugin, WordPress SEO (by Yoast), permite você acompanhar a otimização da sua pagina ou artigo em tempo real, e corrigir os pontos que ainda não estão de acordo para melhor posicionamento.
O melhor ele é gratuito e permite usar essa funcionalidade de painel de controle da otimização.
Com ele você vai poder aplicar todas as informações descritas nesse artigo, e aumentar as chances de ser bem colocado nas paginas dos buscadores. Veja o que você vai poder fazer.
- Configurar palavra chave em foco
- Editar titulo e Meta-Descrição para uma otimização perfeita
- Contar quantidade de palavras chaves dentro do texto, titulo, url, cabeçalho
- Na guia “Analise de Pagina” Você poderá acompanhar se sua pagina está ou não cumprindo os requisitos para uma boa colocação.
Capítulo 2- OpoderdasPalavrasChaves,Keywords, penalidade.
O primeiro passo é saber fazer escolha das palavras chaves corretas, por que é através delas que um site é encontrado, então qual o termo que seu leitor deve pesquisar para seu site ser encontrado por ele?
O Google disponibiliza uma ferramenta chamada planejador de palavras chave, onde você vai pesquisar por palavras que fazem referencia a termos relacionados com seu site.
Você vai encontrar palavras-chave, que tem procuras mensais medianas e com baixa concorrência, esse tipo de keyword é que merece prioridade em seu trabalho de SEO, pois vão te trazer resultados mais rápidos e com menos esforço.
Mas claro que não precisa excluir palavras de grande volume de pesquisa, só por que a concorrência é alta, você deve trabalhar com elas também, mas de prioridade as palavras de baixa concorrência, para ter resultados mais rápidos.
Penalidades
Um volume excessivo de palavras chaves pode levar um site a ser penalizado, por tentar enganar o buscador, essa técnica é chamada de Black Hate conhecida por “Keyword Stuffing”.
Capítulo 3- O Papel do Conteúdo De Qualidade No Seo
Depois de ter feito as escolhas a dedo das palavras chave, é hora de se preocupar com conteúdo do seu site, pois aqui merece uma atenção redobrada, por possuir muitos ajustes fundamentais para alcançar os requisitos desejados pelo buscador.
Abaixo segue alguns pontos importantes, que você deve levar em consideração na hora de criar conteúdo.
- Crie artigos separados para cada palavra
- Você deve colocar suas palavras chave pelo seu artigo de forma natural, não se preocupe com a densidade e sim com a qualidade do conteúdo oferecido no seuartigo. Conteúdo de qualidade é algo difícil de encontrar na internet, quem entrega valor se destaca.
- Quanto mais tempo o leitor permanecer em seu site, mais pontos positivos seu projeto vai ganhar do buscador, tenha artigos com mais de 400 palavras, de qualidade e que entregue o que
- Use Subtítulos, no mínimo
- Use listas numeradas ou bullet points
- Utilize linguagem clara e seja objetivo
- Links para artigos relacionados
Um conteúdo relevante e de valor, prende a atenção do seu usuário, e aliado com atualização constante, é chave para o sucesso do SEO de seu site.
Capítulo 4- Use Urls Amigáveis
Um dos elementos mais importantes junto com o < title>>, são as urls, (Uniform Resource Locator), elas são fundamentais para um bom posicionamento junto ao Google. A url é como se fosse um endereço, só que na internet.
As urls normais, não mostram onde o visitante do seu site esta indo, escondendo o caminho, portanto, para o buscador ela não faz referencia ao conteúdo, impossibilitando o mecanismo de busca encontrar seu site usando esse critério.
Exemplo de uma url comum: www.seusite.com/id.php=1
3 dicas para criar uma url amigável:
- Use Keywords na url
- Crie urls curtas e autoexplicativas
- Separe as palavras de sua url por – hífen
Exemplo de uma url amigável: www.seusite.com/keyword-alguma-coisa
Capítulo 5- Crie Títulos Poderosos Para Suas Paginas
Considerado como um dos itens mais importantes para o Google, e é fácil entender o motivo disso, como se trata do topo da pagina o <title> de sua pagina se não contiver sua palavra- chave, vai estar fora do requisito mínimo para uma boa colocação no site de pesquisa do Google.
Algumas regras básicas devem ser consideradas sobre criar títulos de suas paginas.
- Para cada palavra chave que você deseja aparecer no Google, crie uma pagina e um
- Não repita palavras-chave em um mesmo titulo
- Coloque sua palavra-chave sempre na frente quando for criar um title
- Não coloque o nome do seu site ou empresa na
- Não utilize mais de 70 caracteres, isso por que o Google não mostra mais que
Capítulo 6- Não Se Esqueçam Das Headers Tags H1, H2, H3.
Depois do title das paginas, o próximo critério dos buscadores, caso não encontre um title com Keywords, é procurar nos títulos no corpo do texto, no conteúdo, h1, h2, h3 são recursos em HTML, usados para destacar títulos do texto.
H1 o mais importante
Chamado de header, ou cabeçalho, é o mais importante, e recebe um grande destaque na pagina, tem uma fonte maior, cor mais forte, para quem busca posicionamento, deve inserir sua palavra chave nele.
H2, h3
Essas outras Heading Tags, são usadas em subtítulos, são ótimas para inserir palavras chaves como complemento, recomenda-se inserir pelo menos uma palavra chave no subtítulo para ser bem visto pelo buscador.
Capítulo 7- Meta Description Não Pode Ficar De Fora
O Meta Descripiton é usado pelo mecanismo de busca, para exibição dos resultados, em texto, ficam abaixo do titulo. Uma descrição bem composta pode chamar a atenção do usuário, e aumentar a taxa de clicks, que é um ponto importante para o melhor posicionamento no Google.
- Tente passar a mensagem fundamental nos primeiros 50 caracteres, assim vai ser mais fácil do usuário ver do que se trata o seu
- Para cada pagina uma Meta descripition
- Elabore uma Meta Description que resuma com qualidade o conteúdo da pagina
- O tamanho máximo é de 156 caracteres, mas é aconselhável usar apenas a metade desse valor, pois o buscador não vai exibir toda informação.
- Use Calls to Action para incentivar o clique
Capítulo 8- Links do Site
Links do Site ou links internos trata-se de um link que leva para uma pagina dentro do próprio site, quando são conectados a um ótimo conteúdo, aumentam a autoridade.
Para complementar use links para dentro do site, procure por conteúdo similar e relevante e link entre as paginas, agindo assim você vai manter o leitor dentro de seu site, aumentando o tempo de permanência, um requisito bem visto pelo Google.
Isso porque os robôs do Google rastreiam links, e assim, um site bem estruturado que contem links internos, somam mais pontos e ganham colocações para o Google.
Capítulo 9-Link Building
São algumas estratégias para arquitetar links externos, e aponta-los para um site, aumentando a autoridade do site, ponto relevante para o mecanismo de busca, que se baseia em links externos como forma de determinar um site como popular.
Mas deve-se prestar atenção em três pontos importantes:
Qualidade dos links: Não basta apenas colocar seu link em qualquer lugar, o site que recebe seu link tem que ter uma boa imagem.
Quantidade: Maiores links externos melhor será sua reputação, mas lembre-se essa estratégia depende das outras duas.
Relevância: De nada adianta ter 100 links externos, se os sites não tem peso e nem qualidade, mais vale um site de peso apontando para seu site, do que 100 com autoridade nula.
Capítulo 10- Diminua Tempo De Carregamento Da Pagina
Velocidade de carregamento de seu site é um ponto muito importante para seu leitor, tanto quanto para o Google, para os visitantes é uma tortura ter que esperar um site carregar, quando um site demora mais de 3 segundos para carregar, os usuários abandonam o site.
Segue 5 dicas de como você pode aumentar a velocidade de carregamento do seu site.
Google Page Speed Insights
Vou começar com uma ferramenta do Google o Page Speed Insights, que é uma ferramenta de diagnostico do próprio Google, essa ferramenta mede o desempenho do site e sugere o que pode ser melhorado, para aumentar a velocidade.
Plugin wp fasted cache
Um plugin simples que cumpri o que promete recomendado em comunidades de SEO, o modesto plugin, atua com soberania quando se trata de velocidade de carregamento.
Capítulo 11- Instale apenas o que você precisa
Com tantas opções de plug-ins, que fazem praticamente tudo dentro de um site, fica difícil não ter dezenas de plug-ins instalados. Alguns plugins consomem muitos recursos de processamento, os campeões são os que precisam acessar conteúdos externos, como botões de compartilhamento.
Capítulo 12- Conecte-se as redes sociais
Como já falamos diversas vezes nos tópicos acima, você precisa que o endereço do seu site esteja em muitos lugares ao mesmo tempo, e uma rede social como Facebook, Google+, Youtube, é essencial estar presente, pois seu publico pode não visitar seu site diariamente, mas as redes sócias são garantidas dar passadinha durante o dia.
Botões de Compartilhamento.
Botões de compartilhamento no seu site facilita a vida do usuário que vai compartilhar um conteúdo interessante que você criou em seu site.
Crie uma fan Page e compartilhe seu conteúdo, de qualidade e gratuitamente, sempre utilizando links para seu blog e usando chamadas para ação, convidando seus amigos, fans, a compartilharem seu link.
Participe de grupos, interação em grupos gera engajamento, muitas pessoas sites de sucesso começaram com essa estratégia, hoje seus projetos estão no topo das pesquisas em diversas palavras chaves.
Google+
A rede social do maior buscador do mundo não pode ficar de fora, com recursos parecidos com o do facebook, o google + é mais um canal onde você pode colocar seus links, e divulgar seu site.
Youtube
O segundo maior portal de buscas do mundo, perdendo apenas para o irmão Google, hoje está se passando por um ótimo período, com mais de 6 milhões de visualizações mensais o youtube se tornou peça importante para o quebra cabeça da divulgação de marca ou produto.
Dependendo do segmento, você tem toda a liberdade para criar um canal no Youtube e compartilhar suas informações através de vídeos, sempre colocando a url do seu site na descrição.
Conclusão Sobre Seo
Vimos que um projeto de SEO requer dedicação e muito trabalho, é preciso estar atento aos detalhes, e aplicar todas as técnicas aqui descritas, e esperar, Seo trás resultado a médio ou longo prazo, mas quando chegam, determina o sucesso de muitos sites.
O Google tem mais de 200 formas de critérios para ranquear bem ou não um site, não é possível usar todas elas, e ninguém conhece ao certo, quais são, pois os requisitos são alterados dia após dia.
Mas uma coisa é certa, aplique o que você já sabe e estará na frente de sua concorrência.
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