INTRODUÇÃO
A plataforma de mídia social TikTok teve um crescimento explosivo nos últimos dois anos. Agora tem 500 milhões de usuários desesperados por conteúdo divertido e empolgante e esta é uma grande oportunidade para você promover seu negócio.
Para ter sucesso com o marketing da TikTok, você precisa saber como a plataforma funciona e como os usuários interagem entre si. O TikTok atrai um público mais jovem e você realmente precisa falar a língua deles para ter sucesso. Este guia explicará tudo que você precisa saber sobre o TikTok para criar campanhas de marketing de sucesso.
Trabalhamos muito para fornecer a você tudo o que você precisa saber para usar a plataforma TikTok para comercializar o seu negócio com sucesso. Você vai achar que é uma leitura fácil e envolvente e nós o encorajamos a ler do início ao fim e, em seguida, começar a implementar as dicas e conselhos que encontrar aqui.
Você aprenderá que várias empresas e organizações já utilizaram a plataforma TikTok para divulgar a mensagem. O que eles fizeram não é ciência de foguetes e você pode replicar seu sucesso facilmente. O envolvimento com a base de usuários do TikTok é essencial e este guia mostrará como fazer isso.
Capítulo 1 – O que é tiktok?
Uma empresa em Pequim, na China, chamada ByteDance, desenvolveu o aplicativo Duin em apenas 200 dias. Eles lançaram o aplicativo para o mercado chinês inicialmente e a empresa lançou o TikTok (que é o mesmo) para o mercado internacional em 2017.
É possível fazer upload de vídeos de cerca de 60 segundos que compartilham histórias, mas a maioria dos vídeos no TikTok tem 15 segundos ou menos.
Agora você pode encontrar comediantes fazendo stand up, muitos vídeos de pegadinhas, vídeos de dança, vídeos de skate, vídeos de moda e beleza e muito mais. Pessoas com todos os tipos de talentos agora estão enviando vídeos para o TikTok. E agora há pessoas enviando vídeos mostrando seus produtos favoritos.
Agora os usuários do TikTok estão “gostando” mais dos vídeos do que antes e estão se inscrevendo em mais canais. Há muito mais compartilhamento de vídeos TikTok do que antes e você pode dar uma olhada nos vídeos que um usuário reproduziu em sua página de perfil.
Quem são os usuários do TikTok?
O aplicativo anterior, Musical.ly, tinha como alvo o grupo demográfico da Geração Z e o preconceito eram as mulheres. O TikTok parece ter como alvo as mesmas pessoas, mas é realmente muito cedo para dizer. Certamente existem usos mais antigos na plataforma agora.
Você não pode escapar do fato de que cerca de 66% dos TikTok têm menos de 30 anos. As mulheres ainda dominam a plataforma com a mesma porcentagem. O TikTok tem apelo internacional com muitos usuários da Índia e dos Estados Unidos. O aplicativo irmão Douyin tem cerca de 400 milhões de usuários chineses e os aplicativos usam servidores diferentes.
Vídeos no Tik Tok
Um usuário do TikTok pode enviar um vídeo que ele mesmo gravou ou qualquer outro vídeo que ele tenha em sua galeria. Existem recursos no TikTok que podem desacelerar ou acelerar os vídeos e os usuários podem aplicar vários filtros diferentes.
O TikTok também possui um recurso de “reação”, em que os usuários podem gravar um vídeo que inclui sua reação a outro vídeo. Uma pequena janela mostrando o usuário pode ser colocada em qualquer lugar da tela e este é um recurso popular.
Há também um recurso de “dueto” no TikTok, onde um usuário pode criar um vídeo com um vídeo próximo ao outro. Esse recurso estava disponível no aplicativo Musical.ly anterior e era muito popular, então eles decidiram mantê-lo uma jogada inteligente.
Os usuários que enviam vídeos podem marcá-los como “públicos”, “privados” ou “somente amigos”. O TikTok fornece uma página “para você” que exibe um feed de vídeos recomendados para o usuário com base nos vídeos que o usuário assistiu antes (semelhante ao YouTube) usando inteligência artificial.
Cada usuário do TikTok tem uma seção “salva” em seu perfil que só eles podem ver. Aqui, eles podem adicionar vídeos, sons, filtros e hashtags aos quais podem consultar a qualquer momento em que desejarem fazer isso.
Fatores de crescimento TikTok
Então, como o TikTok cresceu tão rapidamente? A plataforma realmente pegou muita gente de surpresa com seu crescimento significativo em um espaço de tempo tão curto. Aqui estão algumas das principais razões para o crescimento do TikTok.
Conteúdo localizado
Apesar de o TikTok ser um aplicativo global, ele se concentra em conteúdo localizado. Você verá uma série de desafios locais na plataforma e isso resultou em uma melhora na base de usuários. A TikTok tem um concurso que eles chamam de “audição de 1 milhão” que ocorre em diferentes países.
Os participantes com os melhores temas recebem um prêmio e o concurso ajudou a construir a base geral de usuários. Além disso, o TikTok fornece sugestões aos usuários sobre tópicos locais e isso resultou na criação de mais vídeos locais.
Capítulo 2- O TikTok é ideal para o seu negócio?
Antes de começarmos a registrar uma conta TikTok e configurar as coisas, você deve primeiro realizar algumas pesquisas para ver se o TikTok é a plataforma certa para o seu negócio. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
- Seus clientes-alvo têm menos de 35 anos?
- A sua empresa tem como alvo a Geração Z e os jovens da geração Y?
- Seus produtos são visualmente atraentes?
- Você está no mundo da música ou é um artista?
- Você diria que sua marca é divertida, casual e fashion?
- A sua marca tem uma vibe de “garoto legal”?
- Você tem recursos para postar conteúdo regularmente no TikTok?
Esta não é uma lista exaustiva de forma alguma. Dê uma olhada no tipo de marcas que estão usando o TikTok para marketing agora. A sua marca se adequa à plataforma? Recomendamos que, se você pretende comercializar sua marca no TikTok, faça um teste por cerca de 3 meses. Mais adiante neste guia, discutiremos como você pode saber se as coisas estão funcionando para você ou não.
Instale o TikTok
Agora que você decidiu usar o TikTok para sua marca e marketing, você precisará baixar o aplicativo e instalá-lo em seu dispositivo móvel. O TikTok está disponível para dispositivos Android e iOS aqui:
Depois de fazer o download e instalar o TikTok, você precisará criar uma conta e escolher um nome de usuário e um nome de exibição. É fácil se inscrever usando o Facebook, Twitter ou uma conta de e-mail do Gmail. Faça esses nomes valerem a pena e associe-os à sua marca.
Esteja ciente de que se você se inscrever usando seu número de telefone, seu nome de usuário refletirá esse número. Quando você usa um endereço de e-mail, o TikTok fornece um nome de usuário mais personalizado. Realmente não importa muito porque você pode alterar seu nome de usuário.
Assim que sua conta estiver pronta, o TikTok criará um feed de vídeos que acha que você estaria interessado em usar a tecnologia de IA.
Configure o seu perfil
Para acessar seu perfil, toque no ícone que se parece com o contorno de uma pessoa com a palavra “Eu” embaixo, no canto inferior direito da tela. Certifique-se de escrever uma biografia atraente, pois os usuários do TikTok irão lê-la. Precisa ser empolgante para eles quererem seguir você.
Você pode vincular suas contas do YouTube e Instagram em seu perfil e é altamente recomendável que você faça isso. No momento em que este artigo foi escrito, você não pode vincular sua página do Facebook no momento, mas isso com certeza mudará em um futuro próximo.
Tome seu tempo e escreva uma descrição convincente. Adicione as hashtags mais relevantes aqui também. É realmente importante que você faça a descrição o mais envolvente possível. Se você deseja que outros usuários reajam a qualquer um de seus vídeos usando o recurso “dueto”, você pode definir isso em seu perfil.
Você precisará selecionar uma imagem ou vídeo para o seu perfil. Recomendamos que você escolha um vídeo aqui. Afinal esta é uma plataforma de vídeo. Quando estiver completando seu perfil sempre pense no apelo que você está criando. Realmente pode fazer toda a diferença entre você ser descoberto na plataforma ou não.
Comece a se envolver com outros usuários
A próxima etapa é encontrar alguns vídeos relacionados e começar a se envolver com outros usuários do TikTok. Você precisa se acostumar a navegar pelo aplicativo, o que é muito simples. Existem dois feeds principais com o aplicativo TikTok. O feed padrão cria a página “Para você” que apresenta vídeos usando a tecnologia de IA. É semelhante ao funcionamento da página “Explorar” do Instagram.
Ao assistir a um vídeo no TikTok, você notará uma série de ícones à direita. O primeiro ícone o levará ao perfil do criador de conteúdo se você tocar nele. Depois, há o ícone de coração para “curtir” um vídeo.
Em seguida, você tem o ícone de comentários e, em seguida, uma seta apontando para a direita que você pode usar para compartilhar “TikToks” em outras plataformas sociais.
Finalmente, há um ícone de disco giratório com notas musicais saindo dele. Isso fala sobre a música que está tocando no vídeo. Ao clicar nele, você pode ver o nome da faixa e do artista, bem como um feed com outros vídeos que usam a mesma música ou música.
Se você encontrar um vídeo de que goste, toque no ícone de coração para “curtir” como faria no Instagram ou Facebook. Quando você encontrar vídeos relacionados de usuários que têm bons seguidores, deixe um comentário, pois eles aprenderão sobre isso. Você também pode compartilhar o vídeo em plataformas externas.
Seguindo outros usuários do TikTok
Recomendamos que você comece a seguir outros usuários do TikTok. Se eles estiverem no mesmo nicho que você, esta é uma ideia particularmente boa. Na verdade, existem quatro maneiras de seguir outro usuário no TikTok.
Seguir usuários do TikTok em um dispositivo iOS ou Android
- Procure vídeos ou categorias
- Procure por um nome de usuário
- Siga os contatos em seu dispositivo
- Siga amigos do facebook
Capítulo 3- Tipos de postagens no Tik Tok
Para lhe dar algumas boas ideias de conteúdo que você pode criar no TikTok, daremos uma olhada nos tipos de postagens mais comuns que você verá. Lembre-se de que tudo o que você faz precisa ser divertido:
Vídeos de música
Lembre-se de que a plataforma Tik Tok é uma continuação da plataforma Musical.ly, que girava em torno da sincronização labial de músicas famosas. Portanto, provavelmente não será surpresa para você saber que os mini videoclipes e até as montagens musicais são muito populares no TikTok.
Você encontrará vários vídeos dublados e outros um pouco mais criativos. Por exemplo, encontramos vários videoclipes que apresentavam personagens de jogos em que a letra da música tinha uma forte conexão.
Vídeos de comédia
Existem muitos vídeos no TikTok que têm como objetivo fazer as pessoas rirem. É incrível como as pessoas pensam em algumas das ideias para vídeos engraçados e os criam. Você encontrará vídeos engraçados para pessoas de todas as idades.
Embora muitos dos vídeos cômicos sejam espontâneos e durem cerca de 15 segundos ou menos, há outros vídeos que foram claramente bem planejados e contêm muitos detalhes. Fazer vídeos cômicos não é fácil, mas se você puder, você realmente se conectará com a turma do TikTok.
Vídeos de efeitos especiais
Você pode criar ótimos vídeos com efeitos especiais dentro do TikTok. Por exemplo, existem vários filtros de rosto que você pode usar para tornar seus vídeos realmente interessantes. Os vídeos de efeitos especiais geralmente são muito populares, então você deve tomar seu tempo e aprender tudo o que puder sobre o que é possível.
Vídeos de dueto
Se você vir uma postagem musical específica que deseja responder, você pode usar o recurso “Duetos” no TikTok para criar seu próprio vídeo ao lado do vídeo original e usar a mesma música. Esse era um recurso popular do Musical.ly que os usuários realmente gostavam.
Alguns dos melhores vídeos que usam o recurso Duetos são reacionários. Você verá como alguém se sente em relação ao vídeo original, que geralmente é muito engraçado. Não é tão difícil fazer vídeos no estilo dueto e você pode usar seus próprios vídeos e reagir a eles.
Vídeos de desafio
Uma coisa muito popular no Tik Tok é um desafio de hashtag. Quando Jimmy Fallon, o apresentador do Tonight Show, teve a ideia do #Tumbleweed challenge, foi um enorme sucesso e em menos de uma semana havia mais de 8.000 vídeos relacionados a ele no TikTok que alcançaram mais de 10 milhões de engajamentos.
Um vídeo de desafio basicamente encoraja os usuários a participar fazendo algo divertido. Outros desafios bem-sucedidos incluíram o #Chipotle Flip Challenge, em que o objetivo aqui era virar a tampa de uma tigela de Chipotle usando apenas a tigela. Se você encontrar o desafio certo, poderá obter um grande engajamento no Tik Tok.
Marketing de conteúdo no Tik Tok
Sempre que você está postando conteúdo no TikTok, você precisa pensar sobre engajamento. Assim que você começar a criar vídeos divertidos que gerem engajamento, seus seguidores vão querer mais de você. Portanto, é melhor você ter um plano para mantê-los entretidos regularmente!
Haverá vários profissionais de marketing que farão muitas postagens no TikTok no início e nada postarão depois. Este não é o melhor caminho a seguir. É como dizer ao seu público que você não tem nada de novo para oferecer a eles. Seus seguidores sentirão que você não deseja mais se comunicar com eles e deseja evitar isso.
Crie uma programação para suas postagens no Tik Tok. Você precisa se comprometer se deseja ter sucesso em plataformas de mídia social como o TikTok. Novo conteúdo postado regularmente aumentará suas chances de mais engajamento e mais seguidores.
Capítulo 4- Tiktok Hashtags
É muito importante que você use as hashtags corretas com suas postagens do TikTok. Você pode adicioná-los a uma postagem de vídeo, uma postagem independente ou na seção de comentários. Se você deseja categorizar parte do seu conteúdo no TikTok, você precisa usar as hashtags certas.
Razões para usar Hashtags TikTok
Existem várias razões importantes pelas quais você deve usar as hashtags TikTok. Aqui estão os dois motivos mais importantes:
Obtenha mais curtidas e exposição
O principal motivo para usar hashtags é tornar mais fácil para os usuários do TikTok entenderem do que tratam seus vídeos, para que sejam persuadidos a assisti-los. Ao persuadir seu público a assistir a um vídeo com as hashtags certas, você certamente obterá mais visualizações.
Hashtags são boas para destacar tópicos de tendência que os usuários não querem perder. Isso também aumentará o número de curtidas que você recebe. Quanto mais engajamento você conseguir por meio das hashtags certas, melhor e isso o ajudará a impulsionar mais vendas.
Aumente o seu Seguimento
Alguns dos usuários do TikTok estarão procurando por tipos específicos de conteúdo. Eles verão as hashtags como a melhor maneira de determinar o tipo de conteúdo. Você deve usar hashtags relevantes e os usuários do TikTok estarão mais propensos a segui-lo se suas hashtags descreverem seu conteúdo com precisão. Existem outros usuários tentando enganar as pessoas com suas hashtags.
Como você pode encontrar as melhores hashtags para o TikTok?
Você precisa saber como encontrar as melhores hashtags para o seu conteúdo no TikTok. Existem alguns métodos comprovados que você pode usar para encontrá-los:
Conheça o seu público
Grande parte do seu público no TikTok seguirá apenas algumas hashtags na plataforma. Se você apenas usar hashtags aleatórias e não categorizar suas postagens corretamente, os usuários irão ignorar suas hashtags e postagens. Você não se estabelecerá em seu nicho a menos que pesquise seu público adequadamente para descobrir do que ele realmente gosta.
Depois de saber o que seu público deseja, será fácil para você criar suas próprias hashtags exclusivas que realmente o atrairão. Você pode começar a criar hashtags personalizadas depois de estabelecer sua marca com seu público.
Veja o que os influenciadores do TikTok estão fazendo
Você precisa descobrir quem são os melhores influenciadores no TikTok e ver como eles se tornaram tão bem-sucedidos. É importante que você aprenda com esses influenciadores porque eles sabem o que estão fazendo e como tirar o melhor proveito da plataforma.
Veja as tendências que os influenciadores usam e as hashtags que eles usam. Dê uma olhada nas postagens que os influenciadores fazem e observe as hashtags que eles usam para as postagens de maior sucesso. Veja também algumas das postagens que não funcionaram tão bem para que você possa evitar cometer os mesmos erros.
Confira seus concorrentes
Passe algum tempo pesquisando seus concorrentes no TikTok. A maioria deles usará as mesmas hashtags em suas postagens e, em seguida, você pode segui-las para ver o que seu público deseja do nicho em que você está.
Esta é uma tarefa muito importante quando você está apenas começando com o TikTok e está tentando se estabelecer. Nunca copie o que seus concorrentes estão fazendo. Veja seus sucessos para gerar ideias para as hashtags que você pode usar.
Use as ferramentas para encontrar boas hashtags TikTok
Existem boas ferramentas que você pode usar para encontrar hashtags. Usar esses pedágios mostrará hashtags populares para nichos específicos. Aqui estão algumas boas ferramentas que você pode usar:
Você pode usar essa ferramenta para encontrar boas hashtags para suas postagens no TikTok. Também existe a opção de usar métricas comparativas para que você possa medir seu desempenho na plataforma. O Seekmetrics é fácil de usar e a interface é intuitiva.
Há um recurso de pesquisa onde você pode digitar uma palavra-chave de hashtag e Seekmetrics fornecerá algumas sugestões para você. Você pode copiar essas sugestões para adicioná-las posteriormente às suas postagens do TikTok.
All Hashtag é outro bom gerador de hashtag. Para usar a ferramenta, basta digitar uma palavra-chave e All Hashtag fará o resto. Ele recomendará boas hashtags para o seu nicho e você poderá copiá-las para referência futura.
As 10 melhores hashtags para usar para mais curtidas
Aqui estão as melhores hashtags que recomendamos que você use para obter mais curtidas para suas postagens do TikTok:
- #tiktok , 2. #engraçado, 3. #amor, 4. #me siga, 5. #memes, 6. #bonitinho,
- #música, 8. #diversão, 9 #moda, 10. #feliz.
Dê uma boa olhada nessas sugestões de hashtag e descubra quais se adequam ao seu nicho. Alguns deles são gerais, então você pode experimentá-los. Sempre meça o desempenho da sua hashtag, pois é muito importante para o seu sucesso no TikTok.
Capítulo 5- Estratégias de Marketing para o Tik Tok
- Desafios de hashtag
A comunidade TikTok adora desafios. Muitos usuários adoram aceitar desafios na plataforma, criar vídeos e enviá-los em resposta ao desafio. Se você deseja criar um desafio no TikTok (e deveria), então você precisa criar uma hashtag interessante e relevante. Ele precisa ser memorável e fácil de ser encontrado pelos usuários.
Para criar um desafio de sucesso, você precisa pensar em como um usuário TikTok pode interagir com sua marca de uma forma divertida. Talvez eles segurem um de seus produtos e façam algo divertido com ele? Você também precisa pensar na dificuldade e na criatividade do desafio.
É sempre uma boa ideia permitir ao usuário alguma flexibilidade em qualquer desafio que você criar. Forneça orientações aos usuários do TikTok, mas não diga a eles exatamente o que devem fazer. Você obterá melhores resultados se permitir aos usuários a chance de colocar seu próprio estilo nas coisas.
- Use duetos
Muitos profissionais de marketing perdem o truque com o Duets. Você pode utilizar uma campanha de hashtag com um dueto que seja único e atraia muito engajamento. O conhecido DJ Khaled é agora um parceiro oficial da TikTok. Ele criou uma hashtag muito popular #catchtheseblessings, criando duetos em que olha para si mesmo e elogia os indivíduos. Portanto, encorajamos você a pensar em maneiras de interagir com seu público usando o recurso Duet no TikTok. Aqui estão algumas idéias:
- Cante um para o outro
- Manter uma conversa
- Mais cinco um ao outro
- Terminem as frases uns dos outros
Existem tantas possibilidades com isso, então comece a pensar porque o TikTok realmente gosta do recurso Duet e o usa muito. Faça isso direito e você terá muito engajamento para sua marca.
- Use influenciadores
Como seria de esperar, há vários influenciadores no TikTok, assim como em todas as outras plataformas de mídia social. A diferença é que, como o TikTok é relativamente novo, não há tantos quanto no Instagram, por exemplo, então identificá-los deve ser mais fácil para você.
Mesmo que a plataforma TikTok seja nova, ainda existem influenciadores nela com milhões de seguidores. Eles podem realmente ajudá-lo a divulgar sua campanha de marketing para o público deles. Ao escolher um influenciador, você deve considerar a autenticidade que ele possui e usar o tipo certo de conteúdo.
- Use a escassez
A escassez é sempre uma boa tática de marketing e isso certamente se aplica ao TikTok. Você deseja incentivar o engajamento e a participação, e ter uma limitação de tempo levará os usuários a se envolverem. Se você não usar alguma forma de escassez, as pessoas adiarão sua participação e provavelmente nunca terminarão por fazê-lo.
Portanto, se você deseja criar um desafio, coloque um limite de tempo nele. Quando um usuário do TikTok sabe que tem apenas alguns dias para participar, isso o forçará a tomar uma decisão. A GUESS Jeans deu aos usuários 7 dias para participar de seu desafio, o que foi muito eficaz, pois o número de participações foi alto.
- Seja autêntico
Sempre recomendamos a autenticidade do seu marketing para qualquer canal social, mas é particularmente importante com o TikTok, pois é tão novo e puro. A plataforma ainda não está saturada de marcas como Instagram e outras
Você sempre precisa ser autêntico no TikTok ou a comunidade irá rejeitá-lo. Não seja orientado para as vendas e tente forçar os usuários a comprar seus produtos e serviços. Em vez disso, você precisa estimular a comunidade e a criatividade. Use o engajamento com sua marca como uma boa maneira de seu público receber curtidas e compartilhamentos de suas comunidades. Quando você acertar, terá muito sucesso com seu marketing no TikTok.
- Construa uma comunidade
Você não irá muito longe com o TikTok se apenas criar um único desafio e alavancá-lo usando um influenciador. É essencial que você esteja preparado para construir uma comunidade na plataforma. Claro, você pode desenvolver a comunidade em torno de sua marca e de seus produtos.
Recomendamos que você comece criando vídeos simples. Você precisa decidir o tom que deseja para sua marca e, em seguida, criar vídeos curtos que ressoam com isso. Você quer ser engraçado, político, polêmico ou positivo? Quando você cria uma boa vibração de comunidade no TikTok, outros usuários clamam para participar.
- Incentive o conteúdo gerado pelo usuário
A multidão da Geração Z deseja estar totalmente imersa. Eles gostam de ser ativos e não são fãs de assistir TV, pois isso é muito passivo para eles. Os usuários do TikTok desejam participar e se envolver com as coisas. Portanto, dê a eles essa oportunidade em torno de sua marca.
Seu objetivo aqui é incentivar os usuários do TikTok que gostam de sua marca a compartilhar vídeos de si mesmos usando ou interagindo com seus produtos de alguma forma. Quando isso acontece, é provável que você receba altos níveis de engajamento.
Capítulo 6 – Anúncios no Tiktok
A TikTok começou a exibir anúncios curtos em janeiro de 2019. Mais tarde, em abril de 2019, a TikTok lançou a versão beta de sua plataforma de serviço gerenciado, que criou um ambiente de anúncios que recebe lances. Os representantes da TikTok exibirão os anúncios para você, mas isso com certeza mudará. Portanto, aqui queremos explicar os tipos de anúncios que estão disponíveis na plataforma TikTok.
Existem algumas coisas que você precisa saber sobre os anúncios TikTok primeiro. Você só pode usar um anúncio de vídeo no feed. Isso é sensato, pois a plataforma é conhecida por seus curtos videoclipes. Você pode escolher entre três modelos diferentes com estes anúncios:
- Custo por clique (CPC)
- Custo por mil impressões (CPM)
- Custo por visualização (CPV) – esta é uma visualização de 6 segundos
Em termos de segmentação por público-alvo, você pode escolher sexo e idade, bem como segmentação geográfica em nível estadual. No futuro, a TikTok planeja introduzir outras opções de segmentação, como comportamento, interesse e dados demográficos mais granulares.
No momento, não há requisito de gasto mínimo, mas a TikTok incentiva seus anunciantes a fazer um investimento em anúncios que sejam grandes o suficiente para produzir resultados e gerar leads e vendas.
Anúncios de aquisição de marca
Se você deseja que seu anúncio apareça quando um usuário abrir o TikTok, o anúncio de controle de marca é ideal para você, pois apresentará seu anúncio na frente e no centro. Com este tipo de anúncio, você poderá direcionar os usuários do TikTok internamente ou para um destino externo.
Apenas um anunciante pode usar um anúncio de aquisição de marca por categoria por dia. Com o tempo, isso tornará esses anúncios muito caros. Na parte superior da tela, o usuário pode optar por pular o anúncio se não for de seu interesse.
Com os anúncios de aquisição de marca, você poderá medir o alcance por meio de taxas de cliques, alcances únicos e impressões. Esses serão tipos de anúncios eficazes, pois os anúncios serão amigáveis ao usuário e projetados para ter um impacto no público-alvo.
O anúncio do desafio de hashtag
O anúncio do desafio de hashtag visa encorajar o conteúdo gerado pelo usuário, solicitando aos usuários do TikTok que participem de um desafio que mostre sua marca de alguma forma. Os desafios são muito populares no TikTok, portanto, se você acertar, poderá esperar resultados muito bons.
Os desafios da hashtag são tão bem-sucedidos porque capitalizam a tendência natural dos usuários do TikTok de criar seu próprio conteúdo e carregá-lo na plataforma. Quando você for para um anúncio de desafio de hashtag, o representante da TikTok fará parceria com você por um período de 6 dias, que será a duração do seu anúncio.
É uma boa ideia encontrar um bom parceiro influenciador para seu anúncio de desafio de hashtag, pois ele poderá estender seu alcance consideravelmente. A ideia de desafio certa resultará em muitos engajamentos orgânicos na plataforma TikTok.
Anúncios de lente de marca
Se você está familiarizado com as lentes AR oferecidas pelo Instagram e Snapchat, verá que este é um conceito semelhante. Com aplicativos de lentes de marca, você pode usar objetos 3D, filtros de rosto e muito mais.
Uma lente de marca pode fornecer um nível muito profundo de envolvimento no TikTok. Quando você tem o suporte da base de usuários, esta será uma otima.
Anúncios nativos em feed
Se você gosta dos anúncios de história do Instagram em modo de tela inteira e acredita que o tipo de abordagem dele é a certa para sua marca, os anúncios nativos em feed da TikTok podem ser a escolha certa para você. Você poderá adicionar um link para seu site nesses anúncios.
É claro que, como acontece com outros anúncios, os anúncios nativos no feed têm um recurso de “pular” para usuários que não têm interesse. Com este tipo de anúncio, existem várias opções disponíveis para você quando se trata de design. Você poderá medir os engajamentos que recebe com este tipo de anúncio, bem como o total de visualizações, tempos de visualização, cliques e impressões.
Seu anúncio nativo no feed pode ter entre 5 e 15 segundos de duração. O vídeo deve estar no formato vertical e será exibido na página “Para você” do usuário do TikTok. Existem algumas opções de apelo à ação, como visitas ao seu site e downloads de aplicativos.
Os anúncios TikTok certamente melhorarão com o tempo. É do interesse da empresa atrair anunciantes e mantê-los o mais satisfeitos possível. No momento, o sistema de anúncios TikTok não tem a sofisticação dos anúncios do Facebook ou do Instagram, mas isso vai melhorar à medida que a plataforma continua a crescer.
Capítulo 7 – Melhores Práticas
Embora o TikTok seja uma plataforma relativamente nova, várias práticas recomendadas já surgiram por meio de diferentes profissionais de marketing que experimentaram a plataforma. Portanto, aqui temos X melhores práticas para você seguir para obter o máximo de seu marketing TikTok:
- TikTok tem uma base de usuários jovem
As pessoas da Geração Z que gostam do TikTok querem se divertir e participar. Portanto, você precisa dar a eles o que eles querem. Conforme a plataforma cresce, você pode descobrir que o público se amplia em termos de idade, mas por enquanto você está olhando para a geração mais jovem, então sempre tenha isso em mente quando estiver planejando seu conteúdo.
- Sempre use música
Os usuários do TikTok esperam música com seus vídeos, então dê a eles. Lembre-se que muitos usuários vieram do Musical.ly, onde a música era o tema predominante. Não levará muito tempo para adicionar algumas músicas aos seus vídeos, portanto, certifique-se de fazer isso.
- Use os efeitos especiais
Existem muitas maneiras diferentes de incrementar seus vídeos usando os efeitos especiais do TikTok. Aproveite o tempo para aprender como esses efeitos funcionam e use-os sempre que puder. Você pode experimentar diferentes efeitos para ver quais são os mais populares com seu público.
- Use várias fotos em seus vídeos
Quando você cria um vídeo usando várias tomadas, isso o torna muito mais interessante. Você não precisa fazer isso com todos os vídeos, mas experimente em alguns e veja como seu público reage.
- Desafie seu público
O TikTok gosta de um desafio, por isso o recurso de desafio de hashtag é tão popular. Crie uma hashtag relevante e memorável para o seu desafio e torne-o divertido com um grau de dificuldade. Sempre estabeleça um prazo para a conclusão do desafio.
- Dê uma olhada em seus concorrentes
Descubra quem são seus concorrentes no TikTok e dê uma boa olhada no que eles estão fazendo. Você pode obter algumas boas ideias com isso, que servirão de inspiração para parte do seu conteúdo. Lembre-se de não copiar o que os outros estão fazendo, mas pegue as ideias deles e coloque seu próprio estilo nas coisas.
- Use Analytics
Nem tudo o que você faz no TikTok será um grande sucesso. Você deve saber o que está funcionando bem e o que não está. O TikTok fornece ótimas análises que dirão tudo o que você precisa saber sobre suas postagens e seu perfil como um todo.
- Planeje seu conteúdo
Às vezes, um vídeo “instantâneo” pode funcionar bem e não há razão para que você não deva criá-lo de vez em quando. Mas, em geral, é melhor planejar seu conteúdo e criar uma programação de postagem. Forneça mais do que está funcionando.
- Seja consistente
É muito melhor desenvolver um cronograma de postagem consistente do que postar muitos vídeos de uma vez e depois esperar um pouco antes de postar novamente. Sua marca pode ser facilmente esquecida se você fizer isso. Se os usuários do TikTok gostarem de seus vídeos, eles esperarão mais, então acostume-os com uma programação de postagem regular.
É importante que você não simplesmente pule na plataforma sem saber o que está fazendo. Esperamos que você considere o TikTok Marketing informativo e útil. Comece hoje mesmo com seu marketing TikTok. Desejamos-lhe todo o sucesso na promoção do seu negócio nesta plataforma em rápido crescimento!
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